Make your own free website on Tripod.com


 

gaivota (101072 bytes)"Seja paciente com tudo o que não está resolvido em seu coração e tente amar seus problemas como quartos fechados ou livros escritos em língua estrangeira. A chave é viver todas as coisas. Viva os problemas hoje. Talvez assim você gradualmente, sem perceber, vá se conduzindo pela vida até um dia remoto em que encontrará as respostas"   R. M. Rilke
  SUGESTÕES DE LEITURA:

SAÚDE/AUTO-ESTIMA/EDUCAÇÃO/href="livros.htm#lv.5">RELACIONAMENTO AMOROSO/FILOSOFIA

EDUCAÇÃO

Como Amar Uma Criança   Janusz Korczak -   Paz e Terra, 1997
Observações e sugestões de um médico pediatra e educador sensível. Utilíssimo para quem lida com crianças, ajuda a compreendê-las e respeitá-las em todos os seus aspectos. Também pode nos ajudar a rever nosso passado e a compreender nossas próprias vulnerabilidades.
 
O Drama da Criança Bem Dotada - como os pais podem formar (e deformar) a vida emocional dos filhos  Alice Miller -  Summus Editorial, 1997
Um livrinho revelador, para nos ajudar a poupar as crianças de muito sofrimento inútil. Uma criança incompreendida pode vir a se tornar um adulto infeliz, ou causador de sofrimento a outros seres humanos, enquanto não reconhecer a dor e a mágoa reprimidas na infância.
 
Liberdade Sem Medo (Summerhill) A.S. Neill, 1960 - IBRASA, 1968
Esse livro, escrito em 1960,  descreve a experiência de um educador britânico na direção de uma escola incomum chamada Summerhill, onde as crianças sequer eram obrigadas a freqüentar as aulas - mas as freqüentavam e com ótimos resultados.
voltar para cima
 

SAÚDE

Fiquei Diabético, e Agora? Renato Oppenheim - Editora Saraiva, 1995
"Nós, diabéticos, não somos doentes. Somos apenas mais doces do que os outros". O autor é um diabético especial: médico endocrinologista, ele conta como, a partir do momento em que descobriu que era diabético, aprendeu a lidar melhor com o diabetes. Informações técnicas e orientações sobre várias situações, inclusive para familiares de crianças diabéticas.
 
Comer Para Viver Catherine E. Woteki, Paul R.  Thomas - Makron Books, 1993
Diretrizes para uma alimentação saudável para a família e informações detalhadas sobre nutrição - tipos de alimentos, importância nutricional e sua relação com doenças, a partir de estudos da Comissão de Alimentação e Saúde da Câmara de Alimentos e Nutrição dos Estados Unidos.
 
Ande! Um manual para você fazer seu próprio programa de boa forma S. Kiesling e E. C. Frederick - Editora Edgard Blücher, 1987
Excelente orientação para quem gosta de fazer caminhadas ou pretende começar. Trajes, modo de andar, exercícios de alongamento e de aquecimento e tabelas de queima de calorias e freqüência cardíaca
voltar para cima

voltar para cima
 

AUTO-ESTIMA

Meninas Boazinhas Vão Para o Céu - as Más Vão à Luta   (Como acabar de uma vez por todas com os padrões destrutivos que ainda habitam o imaginário feminino)    Ute Ehrhardt, 1994   Editora Objetiva, 1996"
"Não conheço nenhum caminho seguro para o sucesso, só um para o insucesso seguro - agradar a todos"   Platão, citado por Ute Ehrardt
 
A Revolução Interior - Um Livro de Auto-Estima  Gloria Steinem, 1992  Editora Objetiva
A dedicatória do livro dispensa comentários:
"Esse livro é dirigido a todos - mulheres, homens, crianças e mesmo nações - cujo poder tem sido limitado pela falta de auto-estima.
É dedicado a qualquer um que respeite o 'self' singular da criança,
e inspirado nas mulheres, cuja auto-estima está provocando a mais profunda revolução".
 
Sempre Pode Piorar ou A Arte de Ser (In)feliz  Paul Watzlawick, 1983   Editora Pedagógica e Universitária
Em tom irônico, o autor aborda seriamente as atitudes negativas e idéias equivocadas que nos mantêm irremediavelemente infelizes enquanto não as corrigirmos.
 
Trilhando Seu Próprio Caminho - a Autoconsciência em 60 exercícios    Isabelle Filliozat, 1993  Editora Siciliano
Boas perguntas com excelentes sugestões de respostas para muitos de nossos problemas existenciais. Assumir nossos sentimentos, dar um sentido à vida e livrar-se do medo, da vergonha e da raiva.
 
Encontro  Comigo Mesmo Micheline Lacasse - Editora Vozes, 1994
"O que importa é reconhecer que o que deveria ter sido recebido por uma criança e não o foi, deixou nele um ferimento grave. A mágoa de riquezas pessoais inexploradas, de talentos preciosos, aptidões das quais ela foi privada, espoliada, assim como a humanidade através dela".
voltar para cima

RELACIONAMENTO AMOROSO

O Aprendiz do Desejo - a  adolescência pela vida afora    Francisco Daudt da Veiga, 1997 - Companhia das Letras
Reflexões originais e construtivas de um psicanalista brasileiro, que podem nos ajudar a viver a vida a partir de nossos próprios desejos e não das expectativas sociais e de um arriscado 'senso comum'.
 
Vida a Dois Moacir Costa, coordenador - Editora Siciliano, 1991
Vários tópicos interessantes, discutidos por profissionais brasileiros da área de psicologia e psicoterapia .
 
A Viagem do Coração - o Relacionamento Íntimo como Caminho para o Amor    John Wellwood , 1991  Edições Siciliano
Um guia lindo e encorajador para o casal que quer superar as dificuldades no caminho do relacionamento amoroso .
 
Sexo Depois dos 40 (50, 60, 70...)  Dr. Saul H. Rosenthal, 1987   Editora Record
Esclarecimentos técnicos e sugestões práticas para resolver dificuldades que surgem em função da idade ou de outros problemas de saúde, cirurgias e medicamentos.
      voltar para cima

FILOSOFIA

Quatro Gigantes da Alma - o Medo, a Ira, o Amor e o Dever Emilio Mira y López, 1947 - Livraria José Olympio Editora, 15a. edição, 1992
Interessante estudo sobre as origens, desenvolvimento e formas de apresentação desses quatro "gigantes" fundamentais.
 
A Felicidade Humana Julian Marías
Um belo estudo inteiramente dedicado à questão da felicidade.
 
Viver é Perigoso (Introdução à metafísica do perigo)  Gilberto de Mello Kujawski - Edições GRD, São Paulo, 1986
Uma visão original dos fatores que nos levam a 'ter medo da vida'. "A fórmula da segurança talvez seja esta: 'saber o que se quer', saber a que se ater. Se alguém não sabe, em definitivo, o que quer da vida, as condições exteriores de segurança - riqueza, ordem, saúde, dons naturais, etc. - convertem-se em novas fontes de dúvida, inquietude e angústia."
voltar para cima